Vapor Ilhas é “mais um caso de bom aproveitamento de sinergias”, Pedro Calado

David Spranger

Pedro Calado esteve na manhã desta quarta-feira na Zona Franca Industrial da Madeira, numa visita à Vapor Ilhas, empresa que opera na área metalo-mecânica e que o vice-presidente do Governo Regional apresenta como um bom exemplo do bom aproveitamento de sinergias.

“É uma empresa que tem cerca de 15 anos, que já ultrapassou muitas dificuldades, mas conseguiu se relançar”, conforme referiu Pedro Calado, justificando o sucesso porque “aproveitou as sinergias, quer de logísticas quer em termos financeiros, de estar na Zona Franca Industrial da Madeira”.

O governante congratula por ter “37 colaboradores, que têm prestado muito trabalho, para a Região mas também a nível internacional”, registando que a empresa está “em vários mercados, desde o continente africano a outros mais longínquos como o da Arábia Saudita”

Pedro Calado releva, ainda, que a Vapor Ilhas “é uma empresa que tem todo o ‘know how’ de formação e trabalho, sobretudo de engenharia, de recursos humanos. Pessoas com formação na área da metalo-mecânica, que têm feito trabalhos muito importantes e significativos para grandes obras, na Madeira e no exterior, e que merece toda a confiança do Governo Regional”.

Na exaltação de fatores de sucesso, Pedro Calado enfatiza que “tem sabido aproveitar os fundos comunitários que temos tido disponíveis”, que “está num processo de expansão, com um fundo comunitário, o ‘Valoriza2020’”, enaltecendo, também o pioneirismo da empresa: “é a primeira vez que temos este tipo de mercado e área de operação”.

Nas constatações, fica ainda a qualidade inerente aos produtos que desenvolve, até porque “está certificada com qualidade". Em síntese, "tem sabido crescer no mercado e merece a nossa referência”.

Única na Região

Refira-se que a Vapor Ilhas é uma empresa, fundada em 2004, que opera na área metalomecânica, no âmbito do design, desenvolvimento, fabricação e montagem de estruturas metálicas com extensão à atividade de prestação de serviços de manutenção industriais.

- A Vapor Ilhas é, neste momento, a única empresa na Região com marcação CE das estruturas metálicas (certificação na norma EN1090).

- É uma empresa pioneira na área industrial, com o reconhecimento de qualidade e excelência de serviço: QESM nível I.

Portefólio de registo

Esta empresa tem no seu portfólio várias obras de especial interesse para a Região, de que são exemplo:

- O fornecimento e instalação de pipeline subterrânea para combustível JETA das instalações da NATO no aeroporto de Porto Santo;

- A remodelação e ampliação do novo Centro de Acondicionamento de Banana da Ponto do Sol para a GESBA;

- A renovação da forra mecânica e isolamento numa chaminé da central termoelétrica da AIE no Caniçal.

A nível internacional sobressai:

- Prestação de serviço de manutenção em motores diesel da Sulzer/Wärtsilä a serviço do M.I.E. Marine Services, em África. Passagem por Mali (Bamako, Sirakoro Thermal Plant), Guiné Conacri (Concacri, Tombo III Thermal Power Station) e Ilha de Mayotte (Badamiers Oil Power Plant).

- Instalação, Interligação e Comissionamento de Motor Diesel, na central térmica de La Collette em St. Helier, Ilha de Jersey, Reino Unido para a Jersey Electricity.

- Montagem de uma chaminé de 82m na central térmica de La Collette em St. Helier, Ilha de Jersey, Reino Unido para a Jersey Electricity. Soldadura e isolamento da tubagem no solo e elevação com macacos hidráulicos até aos 82m.

- Construção em fábrica de três catalisadores SCR para Tuwairqi Power Plant na Arábia Saudita. Colocação do motor nas sapatas e fabrico e montagem da interligação com todos os sistemas auxiliares (Ar de admissão, escape, tubagens de fuel, tubagens de água, sistema de controlo, alimentações elétricas, etc.).