PNR apresenta "proposta viável, exequível e rentável"

"A energia representa todos os anos centenas de milhões de euros aos contribuintes madeirenses com a aquisição de combustíveis fósseis. A nossa proposta é mudar o paradigma da produção energética através da energia renovável", lê-se no comunicado enviado à imprensa.

"A energia renovável, além de ecológica é também rentável, e a nossa ilha tem imensa viabilidade nas renováveis. Além disso, a Europa apoia inequivocamente investimentos nesta área, por isso nós temos de aproveitar esta mais valia o mais precocemente possível.

Outra realidade nesta área é a necessidade de desburocratizar a pequena produção energética onde os madeirenses investiam na energia alternativa e vendiam à rede pública. Au invés de pagarmos milhões para comprar combustível, pagávamos aos madeirenses para produzir as nossas necessidades energéticas. O objetivo desta proposta era os madeirenses produzirem energia pelo sol (fotovoltaica), vento(eólica) e biomassa (termoelétrica) e venderem à rede pública.

Por fim também apresentamos há 4 anos nas ultimas regionais a viabilidade de colocar painéis solares nas instituições públicas porque consideramos que é um investimento rentável e com retorno do investimento em cerca de 3/4 anos.

A cada dia que adiamos estes tipos de investimentos, é dinheiro que se perde.

Em suma, defendemos uma autossuficiência energética através das várias alternativas aos combustíveis fósseis, onde todos os madeirenses podem colaborar e também podem usufruir dos benefício da produção energética", acrescenta a nota.