Youtuber português Waze vem à Região promover roadshow da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Waze, o conhecido youtuber português e artista de hip-hop, vai estar na Madeira para promover o roadshow da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) “HPV e Quê?”. Trata-se de uma ação que a LPCC tem estado a promover em escolas de todo o país, com o objetivo de sensibilizar os jovens para as doenças associadas ao Papilomavírus Humano (HPV).

Assim, dia 19 de setembro, o artista estará na Escola Básica e Secundária de Machico e na Escola Secundária Francisco Franco.

“Sabemos que a prevenção contra o HPV, responsável pelo cancro do colo do útero, é mais benéfica antes do início da atividade sexual” esclarece Vitor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Neste contexto, considerou-se que “o ambiente escolar seria uma boa oportunidade para sensibilizar os jovens para esta temática, promovendo desde cedo uma atitude de conhecimento, consciente e preventiva”.

“Contamos com a popularidade do Waze junto dos jovens para reforçar a chamada de atenção da população estudantil para as doenças e riscos associados às infeções por HPV”, refere Vítor Rodrigues.

O roadshow da LPPCC vai continuar no dia 20 de setembro, na Escola Secundária Jaime Moniz e na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, embora já sem a presença do artista.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que a transmissão do HPV é muito fácil e frequente, sendo feita através do contacto sexual (genital e / ou oral) e pele a pele. Estima-se que 75 a 80% de todas as pessoas sejam infetadas durante a sua vida.

Esta campanha “HPV e Quê?” tem como parceiros a Associação para o Planeamento da Família (APF), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).

Conta ainda com o apoio do Grupo Sousa e da empresa Auto Crescente, sem os quais não seria possível levar o roadshow e a carrinha Airstream à Região, com o equipamento de intervenção educativa que se desloca às escolas e que permite realizar as seguintes atividades dirigidas aos alunos:

  • Apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV, com o propósito de ser partilhada nas redes sociais;
  • Promoção do Quizz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual, onde são transmitidas informações ao aluno e colocadas questões para avaliar o conhecimento adquirido;
  • Distribuição de tatuagens temporárias que representam o HPV, com possibilidade de serem vistas através de uma aplicação de realidade aumentada;
  • Presença de um profissional de saúde para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para a comunidade escolar;
  • Presença de Waze em algumas escolas, cantando a música que compôs sobre o HPV e partilhando fotos, vídeos e instastories com a restante comunidade;
  • Distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV, quais os riscos, como se transmite e como se previne.

Para mais informações, consultar os endereços www.hpveque.hpv.pt e www.ligacontracancro.pt