Sistema regional de saúde “dá resposta total” e “responde às necessidades da população”, diz Pedro Ramos

Catarina Gouveia

É dia de festa para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, que celebra esta segunda-feira o seu 46.º aniversário.

“Tenham orgulho da forma como estes 46 anos foram construídos, porque foram construídos por todos”, afirmou, na ocasião, o secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, que sublinha que “a evolução da saúde na Região Autónoma da Madeira é uma realidade.”

Apelou, na cerimónia comemorativa do aniversário, para que todos tenham orgulho daquela que é a realidade do Serviço Regional de Saúde, um sistema que “é diferente, que dá resposta total, e que responde às necessidades da população”.

Destacou também as melhorias a nível dos cuidados primários, hospitalares, continuados e paliativos. “Celebramos a vida com o nascimento, celebramos a nossa alegria pela forma como acompanhamos os doentes críticos, a forma como celebramos o sucesso das cirurgias, desde as mais simples às mais complexas, e a forma como acompanhamos a fase final dos nossos doentes, porque se há dignidade à nascença, também tem que haver dignidade à partida”, acrescentou.

Pedro Ramos recordou ainda períodos de "exceção", nomeadamente nos anos de 2010, 2013, 2016, 2017 e 2019, em que o sistema foi capaz de dar “a todos aqueles que precisaram em situações complexas”.

Nas celebrações, que incluíram também uma eucaristia presidida por D. Nuno Brás, foram homenageados cerca de 60 colaboradores do SESARAM que se aposentaram nos últimos três anos. O horário das visitas hospitalares foi hoje alargado para assinalar a data, das 13 às 20 horas.