'Plantar o Futuro' envolveu 13 escolas e 1600 alunos

O projeto ‘Plantar o Futuro’, um programa de recuperação da natureza e de educação ambiental na Região Autónoma da Madeira, que, no ano letivo 2018/2019, envolveu mais de um milhar e meio de alunos e uma centena de professores em 31 ações de plantação nas serras.

Duas vezes por semana, de novembro a abril, alunos do ensino secundário e seus professores subiram as serras da Madeira ou do Porto Santo, para levar raízes de vida a espaços como o Paul da Serra, o Chão das Galinhas ou o Pico Castelo.

Esta iniciativa da Secretaria Regional da Educação, desenvolvida em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e o Centro Comercial La Vie, permitiu "aliar o enquadramento pedagógico ao enquadramento técnico, conjugando boas vontades, recursos e oportunidades, para melhorar o futuro de todos".

Em 31 ações de plantação realizadas, participaram cerca de 1600 alunos e mais de uma centena de professores, provenientes de 13 escolas públicas e privadas com ensino secundário.

Nos espaços recuperados, cada um dos participantes plantou pelo menos um arbusto ou uma árvore — contributo relevante para a regeneração do coberto vegetal das serras, especialmente afetado pelos desastres naturais da última década.