Cafôfo diz que economia do mar pode ser o "novo motor económico da Madeira"

O candidato do Partido Socialista-Madeira a presidente do Governo Regional esteve, esta tarde, no Caniçal, mais concretamente no porto de pesca, onde apontou algumas das propostas do partido no que diz respeito à Economia do Mar, a qual considerou que "pode ser o novo motor económico da Madeira".

Referindo que é preciso olhar para o futuro, Paulo Cafôfo apontou a intenção de criar no Caniçal um 'Port Tech Cluster', ou seja, um centro de empresas de inovação e tecnológicas, de 'startups' ligadas ao mar. Em causa estão indústrias de transformação do pescado, empresas de construção e manutenção naval, de robótica, de automação da logística portuária e de tecnologias digitais ligadas ao setor marítimo. "Isto é uma inovação, olhando aqui para a qualificação da nossa economia, mas também para a criação de empregos qualificados e bem remunerados", disse.

O cabeça-de-lista do PS-M às eleições legislativas regionais destacou o facto de nesta zona do Caniçal existirem já facilidades instaladas para a criação do 'Port Tech Cluster'. Tal como referiu, normalmente, as empresas, as universidades e os centros de investigação estão separados, sendo que aqui podem estar em infraestruturas centralizadas no mesmo local. Para além disso, destacou a facilidade de acesso ao mar, considerando que estamos a falar de empresas que, desde a parte da conceção, da experimentação, dos protótipos ou da pré-comercialização, habitualmente não têm acesso ao mar nem estas condições. "Portanto, nós temos de criar aqui este ecossistema de empresas que possa ser uma mais-valia para a Região e possa ser criador de emprego qualificado", vincou.

Instado sobre o que é que pode ser feito para atrair o investimento privado, Paulo Cafôfo referiu que o mesmo deriva sempre do investimento público, sendo que "nós temos de criar infraestruturas que possam alocar essas empresas». «Nós também temos aqui um Fundo Azul Madeira, que acaba por ser fontes de financiamento para atrair empresas para esta área da economia do mar, para se poderem aqui instalar. Portanto, se criarmos estas infraestruturas para atrair empresas e tivermos um fundo para que elas possam aqui instalar-se, estão criadas as condições para termos aqui um novo motor para a economia da Região", sustentou.

Por outro lado, encontrando-se no porto de pesca, o candidato do PS apontou a necessidade de melhorar as condições de conservação do pescado e destacou a importância de valorizar os pescadores.