Autarca faz balanço "extremamente positivo" das Festas de São Vicente

Iolanda Chaves

O presidente da Câmara Municipal de São Vicente faz um balanço "extremamente positivo" das festas que durante uma semana, sobretudo de quarta a sábado, terão atraído 100 mil pessoas.

José António Garcês sublinha que muita gente se deslocou ao concelho e foram muitos também os que pernoitaram, neste caso cerca de cinco mil pessoas.

O autarca pensa que o tecido empresarial, nomeadamente o da restauração, da hotelaria e do alojamento local, para além das 80 barracas presentes, terão beneficiado com as festas.

Relativamente aos 160 mil euros investidos pela Câmara Municipal, Garcês diz que "não há um retorno direto", mas sim aquele que "é derramado na economia local".

Por outro lado, agradece o investimento privado, dos patrocinadores, realizado nas festas porquanto 'alivia' a autarquia de mais custos. Para o futuro, o edil vislumbra "menos investimento público e mais investimento privado".

Quanto a eventuais queixas por causa do ruído produzido nos dias de festa, José António Garcês diz que "felizmente São Vicente não tem esse problema".

"Na vila vivem poucas pessoas, e as que vivem compreendem que é a semana do concelho e ajudam a que as coisas corram bem. Além disso, algumas pessoas de lá [da vila] aproveitam para alugar espaços e com isso retirarem algum retorno", acrescenta.