Youtube encerra canal de grupo que já ‘invadiu’ escola no Funchal

Está oficialmente encerrada a conta da Team Strada, grupo de de youtubers adolescentes agenciados por Hugo Strada, de 36 anos. A decisão foi tomada pelo próprio Youtube, na sequência da abertura de um inquérito do Ministério Público, baseado em queixas feitas à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção de Crianças e Jovens (CNPDPCJ), noticia hoje o jornal Público.

Em causa, justificou a plataforma de vídeos, está o facto de o canal com mais de 100 mil seguidores ter violado as “regras da comunidade do Youtube”.

Sublinha o 'Jornal Público’ que num dos vídeos publicados, Hugo Strada invade uma casa de banho na qual uma menor pertencente ao grupo se encontra. Há ainda que qualifique como “excessiva” a proximidade que o youtuber demonstra na interação com as fãs menores.

O grupo foi convidado ao programa Curto Circuito da SIC Radical e, nessa ocasião, Hugo Strada beijou nos lábios um jovem de 19 anos que é um dos elementos do grupo. Este jovem revelou depois no Twitter que olha para Strada “como um pai”.

Segundo o Correio da Manhã, os youtubers criaram, entretanto, uma outra conta que já tem cerca de 40 mil seguidores.

Recorde-se que o grupo de youtubers, assim como Hugo Strada, 'invadiu' a Escola Horácio Bento de Gouveia no passado mês de fevereiro, tendo sido alvo de uma calorosa receção por parte dos alunos. No entanto, estes youtubers chegaram a ser repreendidos pelos funcionários escolares por estarem a filmar no interior da instituição sem autorização para o efeito.