AJEMed promove rastreios gratuitos em vários municípios da ilha

Sendo como principal objetivo a promoção de saúde, prevenção e redução da morbilidade/mortalidade associada às doenças cardiovasculares, a Associação Juvenil de Medicina da Madeira (AJEMed) informa em comunicado que levará, a partir de terça-feira e até 3 de agosto de 2019, aos vários municípios da Ilha da Madeira, a Semana da Saúde e Bem-Estar 2019, direcionada à sua população.

Segundo a nota de imprensa, “esta atividade consistirá na realização de rastreios gratuitos em que serão avaliadas a pressão arterial, níveis de glicémia, perímetro abdominal, peso e IMC, visando elucidar cada indivíduo sobre hábitos de vida saudáveis e cuidados de saúde primários e, se necessário, aconselhar os participantes que obtiverem valores alarmantes a visitar o Centro de Saúde”.

A AJEMed-Madeira, lê-se na mesma nota, “é uma associação sem fins-lucrativos e um projeto pioneiro na área da Saúde e Ação Social na RAM, sendo constituída de raiz por estudantes de Medicina, que visa oferecer não só a todos os estudantes de Medicina ou de outras áreas da saúde mas também aos profissionais de saúde a oportunidade de aperfeiçoar técnicas úteis na sua carreira profissional. Por outro lado, a intervenção na saúde da população da RAM é crucial para o seu papel comunitário”.

Nos últimos anos, “verificou-se o aumento do risco cardiovascular, com a Madeira a ocupar uma posição preocupante no ranking nacional de doenças cardíacas, AVCs e diabetes. Com este panorama, torna-se essencial rastrear e educar a população regional para fatores protetores e fatores de risco individuais, realçando os ganhos potenciais do pleno cumprimento de medidas modificadoras de estilos de vida e farmacológicas”, acrescenta.

Conclui que esta “iniciativa será dinamizada por cerca de 60 estudantes de Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Biomédicas e Laboratoriais, Engenharia Biomédica, entre outros cursos da área da saúde, que se deslocarão a diversos pontos da região, conforme calendário em anexo, para a realização destes rastreios e para fornecer este tipo de conhecimento à população. Para esclarecimentos adicionais poderá ser consultado o facebook do evento: https://www.facebook.com/events/854914531526799/”.