Última hora: Site oficial do Governo Regional sofre ataque de 'hacker'

Alberto Pita

Site do Governo Regional está a sofrer ataque cibernético.

"Join the Revolution. Tell your corrupt government to 'Fuc*** oFF" (junta-te à revolução - Diz ao teu governo corrupto que se Fo**) - pode ler-se na mensagem de abertura do site.

A autoria do ataque está a ser atribuída a VandaTheGod.

Na imagem surge um "anonymous" exibindo um cartaz onde é possível ler uma mensagem em inglês e ver a imagem de uma mão fazendo um gesto impróprio.

Tudo indica que a imagem não seja de um local na Madeira, face à paisagem apresentada.

Por baixo da imagem surge ainda uma outra mensagem "corruption turned political culture fuck governments we want more jobs hospitals fuck the police (A corrupção tornou-se cultura política. Que se fo*** os governos. Queremos mais empregos e hospitais. Que se fo** a polícia".

A mensagem termina remetendo para o #AntiGov". A única palavra em português que surge na mensagem é a que remete para o "contacto" no Twitter: Twitter.com/VandaTheGod.

De referir que após este ataque a página oficial do Governo Regional da Madeira foi suspensa, encontrando-se agora "Em Manutenção".

No Twitter, o perfil de VandaThegod surge com a imagem de um boneco e na imagem de capa há um retrato de Thomas Jefferson, o terceiro presidente dos EUA, considerado o principal autor da declaração de independência dos Estados Unidos da América.

O retrato é acompanhado de uma frase já em português atribuída ao antigo estadista norte-americano: "Quando as pessoas temem o governo, isso é tirania. Quando o governo teme as pessoas, isso é liberdade".

Na página é possível verificar que o "hacker" se responsabiliza por cinco ataques a sites do Governo de Trinidade e Tobago, nas últimas horas. Trinidade e Tobago é um pequeno país composto por um arquipélago nas Caraíbas.

Em todos esses ataques terá sido usada a mesma imagem que serviu para o site do Governo Regional da Madeira.

O hacker VandaTheFGod tem também muitos "twittes" sobre a política brasileira, havendo várias referências a casos de corrupção.