Simulacro de resgate em montanha no Pico do Arieiro (com fotos)
Vários operacionais de socorro e resgate em montanha de todas as corporações de bombeiros da Madeira e da Equipa Médica da EMIR realizaram um simulacro na zona do Juncal, no Pico do Arieiro. O cenário serviu para testar as capacidades das equipas de socorro perante uma situação de multivítimas.
Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil refere que realizou um treino operacional - Resgate em Montanha. O cenário foi mm acidente com praticantes de escalada, na zona do Pico do Arieiro, zona do Juncal. A mesma nota adianta que "face ao número de vítimas e à complexidade do cenário, foram mobilizados para o local um posto de comando operacional do Camando Regional de Operações de Socorro (CROS), que garantiu a coordenação operacional do evento e um dispositivo de resgate composto por 40 elementos de vários Corpos de Bombeiros da RAM, assegurando a interligação e o trabalho conjunto entre os vários operacionais".
Para além da "grande complexidade do resgate no que diz respeito ao trabalho de cordas para extração das vítimas, foram acionadas para o local várias valências de última geração no âmbito da Emergência Pré-hospitalar bem como de buscas e rastreio da zona de sinistro", adiantou a mesma nota.
RELACIONADOS