M-ITI apresenta projeto para aceleração tecnológica e internacionalização de empresas
O Instituto de Tecnologias Interativas da Madeira (M-ITI) organiza, esta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de maio, duas Jornadas Informativas relativas ao projeto FIMAC, que visa a Aceleração Tecnológica e Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas (PME) sediadas na Madeira, Açores ou Canárias.
O FIMAC é um projeto financiado pelo programa Mac-2014-2020, do Fundo Europeu para o desenvolvimento regional (Interreg), e conta com parceiros da Madeira (M-ITI), Açores (Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia e Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada) e Canárias (Associação Innovalia, Conselho Insular de La Palma, Fundação da Universidade de La Laguna).
O objetivo do projeto FIMAC é apoiar PMEs da região da Macaronésia a aumentarem a sua competitividade, a modernizarem-se, e “darem o salto” para a internacionalização, com recurso às tecnologias da Internet do futuro disponibilizadas pela Comissão Europeia através da plataforma FIWARE.
As Jornadas Informativas FIMAC são dirigidas a todas as PME que estejam interessadas em concorrer à Open Call do projeto.
A jornada do dia 25 realiza-se nas instalações da ACIF-CCIM, pelas 9h15. Será genérica e introdutória, onde serão apresentados casos de sucesso a nível nacional e europeu, e conta com a presença do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do diretor da ACIF-CCIM, Jorge Sequeira, e também com a presença dos oradores especialistas convidados Francisco Monsanto – CTO da empresa Ubiwhere, responsável pelos projetos de Smart Cities e de FIWARE – e Francisco Buján – Coordenador da Plataforma de Aceleração de empresas FaBulous.
A jornada do dia 26 realiza-se entre as 9h30 e as 12 horas no Madeira Tecnopolo (Sala Ursa Menor) e será um pouco mais técnica, com a apresentação de informações mais detalhadas a nível de oportunidades de negócio e funcionalidades das tecnologias em causa.
Em ambos os dias será realizada uma breve apresentação do projeto FIMAC e respetiva Open Call. As duas jornadas são independentes, mas será do interesse de gestores e/ou responsáveis técnicos de PMEs da região estarem presentes em ambos os eventos. A participação é gratuita, mas requer inscrição, possível de ser realizada na página Internet do projeto (secção eventos): http://www.fiwaremac.org.
No âmbito da Open Call, serão selecionadas 16 PMEs que irão beneficiar gratuitamente de 60 horas de consultoria estratégica e tecnológica personalizada. Estas empresas terão de desenvolver um projeto, durante o ano de 2018, contando com o apoio das ferramentas FIWARE e de especialistas do consórcio FIMAC para criarem novas oportunidades de negócio a nível internacional.
Os projetos destas 16 empresas serão avaliados no 1º trimestre de 2019 por um júri internacional e serão selecionadas 4 que irão receber, até final de 2019, formação adicional especializada em internacionalização, com vista a posterior expansão fora das ilhas e respetiva estratégia comercial, participação em projetos de I+D e acordos comerciais internacionais.
RELACIONADOS