Enogastronómica da Madeira marcou presença em eventos realizados na Bélgica

De 22 a 23 de junho, a Confraria Enogastronómica da Madeira marcou presença na Bélgica em dois Capítulos.

No dia 22, participou no XI capitulo da Confrérie de Leffe na cidade Francofona de Dinant, na região Wallonne, província de Namur, com os seus 13.500 habitantes, banhada pelo rio la Meuse, conhecida pela sua citadela, os seus museus e sobretudo pelo saxofone, pois foi nesta cidade que nasceu Adolphe Saxe em 1814.
No Capítulo estiveram presentes 58 confrarias, 9 das quais estrangeiras, 8 francesas e a representar Portugal, a Confraria Enogastronómica da Madeira. A recepção contou com 218 convidados, confrades, amigos civis e políticos, entre eles 2 representantes do governo federal e 3 presidentes de Câmara.

A 150 quilómetros mais a norte da mesma região mas já na província de Hainaut, esta terra de 6.000 habitantes conhecida pelo evento que se realiza no último fim de semana de junho o (Sabbat des Sorciéres) a festa das feiticeiras, pelo seu moinho a vento, pela colheita de cereais à moda antiga ou ainda pela sua feira artesanal, entre outros.
No XXXVI Capitulo da Confrérie des Chaussons et de la Mointte estiveram 53 confrarias, sendo 12 francesas, a CEM e as restantes belgas, com 329 convidados, estando limitados o número de convives a 300. A confraria teve de recusar muitos interessados em participar no evento que é muito apreciado quer pelas confrarias belgas de todas as regiões quer ainda pelas confrarias do norte e centro de França.
A Região dá sempre o meu melhor e foi, como sempre, muito solicitada para falar da CEM, das suas atividades, da gastronomia madeirense, dos vinhos, da sua cultura, dos seus usos e costumes e da Madeira em geral.
Se a curiosidade é grande pela presença da CEM, o interesse das confrarias é muito maior em estarem presentes na Madeira e para algumas ficou desde já agendada a sua presença em 2020 para o XX Capítulo da Confraria Enogastronómica da Madeira, que se realiza de 24 a 27 de abril.