Tosquias reúnem 85 criadores e 600 ovelhas no Chão dos Terreiros
No dia 23 do corrente mês (domingo), realizaram-se as tradicionais tosquias do Chão dos Terreiros, no Perímetro Florestal das Serras do Poiso, um evento organizado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN), em colaboração com a Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso (ACGSP).
O evento, segundo nota da Secretaria do Ambiente e dos Recursos Naturais, envolveu aproximadamente 600 ovelhas, de 85 criadores associados da ACGSP.
“Estas tosquias, que se realizam anualmente, servem para promover a preservação das tradições madeirenses, que levam muitas pessoas a deslocar-se à serra para as presenciar, sendo uma festa que é muito apreciada, quer pelos madeirenses, quer por forasteiros”, acrescenta a mesma fonte.
Lê-se ainda que do “programa de festividades constou a chegada do rebanho aos currais, as tosquias propriamente ditas, uma missa campal e animação musical, com as participações da Banda Municipal de Santa Cruz, do Grupo Folclore Santo António da Serra e do ‘Duo Musical Onda Mar’”.
“Para a boa disciplina da apascentação e manutenção do mosaico florestal das Serras do Poiso, foi celebrado um contrato-programa, entre o IFCN e a ACGSP, no valor de 60.000,00 €, necessário para garantir o número de pastores indispensáveis à exequibilidade e continuidade do ordenamento silvopastoril e que também funcionam como um fator de dissuasão da intervenção humana quando se sabe que a maioria dos fogos florestais tem origem em causas humanas”, conclui a SRA.