Finalista do Masterchef Australia 'enche' jantar no Festival Rota do Atum

Catarina Gouveia

O finalista do ‘Masterchef Australia’ 2018 Ben Borsht é o ‘chef’ convidado para o jantar temático desta noite na edição de 2019 do Festival Rota do Atum, que decorre até domingo no Porto Santo.

Esta sexta-feira, ao embaixador do festival, ‘chef’ José Cordeiro, juntou-se o ‘chef’ Ben Borsht, finalista do ‘Masterchef Austrália’ em 2018, para levar à mesa os sabores com um toque australiano e português, num menu de degustação feito ‘a meias’.

José Cordeiro, que esteve encarregue do prato de carne, assegura que tanto este como os outros jantares especiais estão lotados: “Não há mais cadeiras livres, tivemos inclusive de mandar trazer 10.000 euros de louça para darmos conta da elevada procura”. Explica ao JM que cada um dos dez ‘chefs’ convidados tem uma forma particular de cozinhar este peixe que “anda mesmo aqui à frente”. Em comum, o facto de todos se unirem por “respeitar o ingrediente”, aproveitando tudo “até ao interior da espinha”.

Já o ‘chef’ australiano confessa que não haver comunicação em inglês na cozinha foi um desafio ganho, tendo proporcionado ao público um prato de atum minimalista, com sabores simples e ingredientes frescos. Na sua primeira vez em Portugal, refere que a beleza natural do Porto Santo o fez lembrar de casa, garantindo não haver “nenhum outro sítio onde preferisse estar agora”.

O programa do festival organizado pelo Vila Baleira Resort com o apoio do Governo Regional continua até domingo. Este sábado, o ponto alto é um jantar temático com o outro país convidado desta edição, o Japão, com início previsto para as 19h00. Os 'chefs' serão Shinya Koike e Koichi Mori. Antes, pelas 18h00, terá lugar um 'showcooking' com Marta Barata, da ANP/WWF, e a Tia Cátia, participante do Masterchef Portugal e protagonista de um programa televisivo com o seu nome.