Quatro programas apresentados no Porto Santo

Os programas das Festas de São João, do Festival Rota do Atum, assim como o Roteiro do Património Religioso e o ‘Porto Santo Guide’ foram apresentados ontem na Câmara Municipal do Porto Santo.

Estão a chegar as Festas do Concelho do Porto Santo, o maior cartaz turístico da ilha, este ano, com o mote ‘Porto Santo Reserva da Biosfera – Unesco’, dado que o município está numa fase final de apresentação da candidatura ao referido galardão.

O programa dos vários eventos que vão animar esta ilha foi apresentado ontem, com o autarca Idalino Vasconcelos a lembrar que “o Porto Santo volta a ser a capital do atum”, com a 2.ª edição do ‘Festival Rota do Atum’.

Este é um evento promovido pelo Vila Baleira Resort com o apoio das secretarias regionais de Agricultura e Pescas e Turismo e Cultura, e da Associação de Promoção da Madeira. “O Festival do Atum, no ano passado, veio dar uma grande dinâmica à ilha do Porto Santo, e, se calhar, será, em breve, também um cartaz do Porto Santo, que irá minimizar a sazonalidade da ilha”, revelou o presidente da Câmara.

Por seu turno, o diretor do Vila Baleira, Bruno Martins, realçou o facto de, este ano, o evento estar aberto a 13 restaurantes.

Quanto às Festas do Concelho, o programa desportivo abre as festividades no dia 11 de junho, e conta com torneios nas mais diversas modalidades. Já o programa cultural irá decorrer de 20 a 24 de junho, onde o ponto alto acontece na noite de 23 para 24 de junho, com o desfile das cinco Marchas Populares.

No que se refere à novidade de o Festival do Atlântico fechar na ‘Ilha Dourada’, este ano, Idalino Vasconcelos congratulou-se por aquele que considera ser “um acontecimento muito importante para o Porto Santo. Uma vez que também é a primeira vez que se vai realizar cá, estamos com uma grande expetativa que seja um bom espetáculo”, afirmou.

A par da apresentação do programa oficial das Festas do Concelho, ontem também foi divulgado o Roteiro do Património Religioso, assim como o novo diretório do Porto Santo, o ‘Porto Santo Guide’, um guia para o que fazer, onde comer e o que visitar.