Madeirenses e turistas “testam” o coração

Susy Lobato

Até a próxima quinta-feira, no Mercado dos Lavradores, é possível testar o coração. Uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal que tem por objetivo promover saúde.

Nesta, que é a "Semana do Coração", estarão no local, entre as 9 e as 18 horas, várias entidades disponíveis para aferir a saúde de quem por ali passe, recorrendo a testes de glicémia, pressão e tensão arterial, colestrol e índice de massa corporal.

O programa conta ainda com atividades de literacia em saúde e aconselhamento farmacêutico, sendo que amanhã, dia 23 de maio, às 15 horas, haverá uma palestra sobre o tema “Alimentação para um coração saudável”.

A atividade, que conta já com a terceira edição, tem tido uma grande procura e, neste primeiro dia, foram vários os madeirenses e turistas que já aderiram à iniciativa.

O presidente da Câmara, que esta manhã esteve no Mercado dos Lavradores, transmitiu que a “Semana do Coração” «tem resultado muito bem» e congratulou-se pela forte adesão à campanha, não só por parte dos residentes, como também dos próprios turistas.

«É sinal que temos um espaço que é cosmopolita», mencionou Paulo Cafôfo, acrescentando que são estas atividades que acabam por atrair mais pessoas ao Mercado.

«A promoção da saúde também é função de uma autarquia», considerou, mencionando que «o objetivo destas análises é contribuir para que as pessoas possam saber como é que estão, sendo também uma forma de poderem ser encaminhadas para os seus médicos ou para os centros de saúde, caso os resultados não sejam tão bons».