Operações especiais demonstram capacidades no Porto Santo

As Forças de Operações Especiais das Forças Armadas e das Forças de Segurança portuguesas e estrangeiras promoveram hoje uma demonstração de capacidades em Porto Santo.

Uma iniciativa que surgiu no âmbito do "Special Operation Forces Exercise Challenge 2019 (SOFEC 19)", a decorrer no arquipélago da Madeira, onde receberam entidades militares e civis, nacionais e regionais.

Em ambiente terrestre, aéreo e marítimo, foram demonstradas algumas capacidades das Forças de operações especiais ao nível do resgate de reféns, lançamento de paraquedistas para o mar, a partir de aeronave C295 e posterior recuperação por botes, assim como projeção de forças no terreno com recurso a "fast rope" através de helicóptero EH-101.

De entre as altas entidades, destaca-se a presença do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira (RAM), Juiz Conselheiro Ireneu Barreto, do Presidente da Assembleia Legislativas da RAM, Dr. Tranquada Gomes, do Secretário Regional da Educação, Dr. Jorge Carvalho, do Presidente da Câmara Municipal de Porto Santo, Idalino Vasconcelos, e do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro.