“Falam de fundos sem conhecer a realidade”, Humberto Vasconcelos

David Spranger

O secretário regional da Agricultura e Pescas, esteve na manhã desta terça-feira na Escola Agrícola da Madeira, em São Vicente, no âmbito de o Encontro de Desenvolvimento Local Base Comunitária – LEADER (PRODERAM). Na ocasião criticou os que falam na fraca aplicação de fundos comunitários, apresentando números em que a Região se superioriza, largamente, aso percentuais do todo nacional.

Primeiramente Humberto Vasconcelos explicou as razões do encontro ter lugar na Região. “Nesta fase do quadro comunitário achamos que era importante fazer este encontro nacional na Madeira, para verem o que temos feito cá, a importância do LEADER para a Região Autónoma da Madeira e também a boa execução que estamos a ter na RAM, face ao Continente””, exaltou.

De seguida, Humberto Vasconcelos lamento, então, que “algumas pessoas têm falado dos fundos comunitários que não estão em execução e que deveriam estar, mas essa é uma falta de conhecimento da realidade”.

Assim, especificou que “na medida LEADER estamos com quase 20% de execução, enquanto que a nível nacional estão nos 10%. E temos quase 50% de compromisso, muito superior aos cerca de 30% nacional”.

No seu entender, “isto demonstra bem que a RAM ao longo do tempo tem realizado e executado bem os programas comunitários”, assegurando que “nos anos que ainda faltam vamos conseguir esgotar todo o quadro”.