SESARAM promove formação na área da Saúde Mental

Decorreu hoje, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, a 2ª sessão formativa na área da saúde mental, integrada no plano formativo 'Psiquiatria para os Cuidados de Saúde Primários', promovido pelo Serviço de Psiquiatria e Direção do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar (MGF), em articulação com o Agrupamento de Centros de Saúde da RAM.

As perturbações do humor bipolar foram o tema desta 2ª sessão, uma iniciativa que contou com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, da presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Maria Tomásia Alves, da coordenadora do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da RAM, Dolores Quintal, da coordenadora do ACES, Perpétua Ramos, entre outros.

Este plano de formação de elevado nível científico é dirigido aos Médicos Internos de MGF, orientadores de formação em MGF e a Médicos de Medicina Geral e Familiar da RAM, no sentido de familiarizar com as patologias mais frequentes nesta área e de promover uma melhor integração entre os Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares.

Estas sessões visam apresentar estratégias e técnicas de intervenção que permitam aos MGF uma atitude proactiva na identificação de situações e modos de atuação efetivos na área da saúde mental para uma oferta de serviços abrangente e integrada, reservando a psiquiatria para as situações mais complexas.

A Saúde Mental reveste-se de grande importância em termos de saúde pública, pelo que a integração de serviços de saúde mental nos cuidados primários é fundamental e traz inúmeros benefícios quando conjugado com outros níveis de cuidados, nomeadamente hospitalares e outros serviços baseados na comunidade.

O plano formativo decorre todas as quartas-feiras, entre as 15h00 e as 17h00, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Iniciou no dia 8 de maio e termina no dia 26 de junho, totalizando 8 sessões.

As próximas sessões serão as seguintes: 22 de maio: Ansiedade, Perturbações Somatoformes e Stress pós-traumático (Ansiedade Generalizada; Perturbação de Pânico; Fobias Específicas); 29 de maio: Perturbações Psicóticas I (Perturbação Delirante Crónica; Esquizofrenia); 5 de junho: Perturbações Psicóticas I" (Espectro Obsessivo); 12 de junho: Adições (Doente Alcoólico; Dependência de Substâncias); 19 de junho: Mulher Grávida ou puérpera (Baby blues / Perturbação; Depressiva; Psicose Puerperal; Perturbação Bipolar); 26 de junho: Doente Idoso (Demência; Síndrome Confusional Agudo; Luto e Adaptação à Doença).