Consequências da Internet na saúde em seminário na Madeira

Iolanda Chaves

Cuidar da vida real para viver o mundo virtual de forma mais saudável, foi a mensagem deixada pelo secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, na abertura de um seminário sobre as consequências psicossociais da Internet, a decorrer hoje, em Câmara de Lobos (Madeira).

"Estou online e agora? Consequências psicossociais da Internet" é a questão que, neste Dia Mundial da Internet promove uma ampla reflexão entre responsáveis de diversas áreas, nomeadamente da saúde e da educação, entre outros, a ter lugar no Museu de Imprensa da Madeira.

Na sessão de abertura, o presidente da autarquia, Pedro Coelho, lançou algumas questões para o debate referindo o facto de as redes sociais interferirem no espaço social e familiar e afetarem o diálogo presencial entre as pessoas.

O Dia Mundial da Internet foi estabelecido pela ONU em 2006 e é também conhecido como o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.

O seminário, promovido pelo IASAÚDE – Instituto de administração da Saúde e Assuntos Sociais, parte do pressuposto de que sendo as novas tecnologias parte integrante do dia a dia, o seu «uso inadequado e a saturação tecnológica a que estamos expostos pode favorecer o aparecimento de novas condições psicológicas e psicopatológicas».