Recuperação da levada do Blandy servirá melhor 383 agricultores
Governo Regional tem em curso investimentos de 39 milhões de euros nas levadas, entre as quais a agora recuperada Levada do Blandy, um investimento de meio milhão.
A Levada do Blandy, que traz água desde o Areeiro até a Camacha, foi recuperada, tendo sido beneficiados dez quilómetros de canal para reduzir as perdas de água e servir melhor 383 regantes, de 92 hectares de área agrícola.
A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, durante a visita à obra de meio milhão de euros, explicou que “para prestar um melhor serviço aos agricultores da Madeira e fornecer mais água de rega, o Governo Regional tem em curso, por toda a ilha, investimentos nas levadas na ordem dos 39M€”.
No que diz respeito à Levada do Blandy, os trabalhos efetuados tiveram início com o aproveitamento de nascentes e seu encaminhamento para a levada principal, através de 1,5 km de novas condutas, tendo, depois, sido recuperados 10 km de canal, a céu aberto. A obra prevê-se que esteja totalmente concluída até setembro de 2019.
No investimento de meio milhão de euros, 85% foram cofinanciados pelo PRODERAM 2020 e 15% pelo Governo Regional.
Recorde-se que os investimentos no regadio entre 2015-2021 ascendem a 39 milhões de euros, para beneficiar mais de 25.000 regantes nos concelhos da Ribeira Brava, Câmara de Lobos, Funchal, Calheta, Ponta do Sol, Santana, Machico e Santa Cruz.