"Aprender para inovar" é tema de seminário em Câmara de Lobos

Iolanda Chaves

Nuno Crato e Maria de Lurdes Rodrigues, dois ex-ministros da Educação, contam-se entre os vários conferencistas, nacionais e estrangeiros, que estão a participar no IV Seminário de Educação, hoje e amanhã, no Museu de Imprensa – Madeira, em Câmara de Lobos.

"Educar para o Futuro: Aprender para Inovar" é o tema desta edição do seminário, organizado pela autarquia camaralobense, que na sessão de abertura, contou com a presença do secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.

Entre outros indicadores referentes ao setor, o governante sublinhou o facto de «50% das escolas do 1.º ciclo da Região possuírem o ensino da programação e da robótica», como exemplo de que o ensino regional está orientado para o futuro.

Pedro Coelho, presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, disse que, para um autarca, «mais importante do que o número de inaugurações, é deixar o concelho humanamente evoluído» e que isso se faz através de uma aposta no ensino e na educação.

Intervieram também na sessão de abertura o presidente da Assembleia Municipal, Pedro Freitas, que falou da importância de estimular os jovens para o conhecimento, e do embaixador da UNESCO, Jorge Lobo de Mesquita, que realçou o recente reconhecimento de Câmara de Lobos por parte da UNESCO na área da educação.