Liliana Rodrigues: RUP podem utilizar fundos de coesão para melhorar aeroportos

“Precisamos de assegurar que a política de coesão continue a reduzir as desigualdades e a contribuir para uma Europa mais social e mais próxima das suas regiões e dos seus cidadãos”, afirmou Liliana Rodrigues.

A deputada falava durante o debate parlamentar sobre o relatório relativo ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e ao Fundo de Coesão que se realizou esta manhã, em Estrasburgo.

Segundo comunicado, durante a sua intervenção, a eurodeputada socialista destacou a inclusão no relatório da garantia para as RUP dos apoios do FEDER e do Fundo de Coesão aos investimentos nas instalações e gestão de resíduos e na protecção ambiental. Liliana Rodrigues sublinhou ainda a importância da “manutenção do financiamento às infraestruturas aeroportuárias das regiões ultraperiféricas”.

No entanto, a deputada socialista revelou preocupação com os efeitos que uma concentração temática a nível nacional, pouco flexível, possa criar a nível da redistribuição territorial das intervenções. “A gestão dos fundos deve atender aos interesses das regiões e dos seus beneficiários”, concluiu Liliana Rodrigues.

Lê-se na nota de imprensa que a votação do relatório acontecerá amanhã. Acrescenta que “após a decisão dos parlamentares, estas duas propostas terão ainda de ser negociadas com o Conselho da UE (governos nacionais) para se chegar a um acordo sobre a legislação final”. Quanto ao “montante final dos fundos está dependente das negociações relativas ao próximo Quadro Financeiro Plurianual”, conclui.