Executivo Câmara-Lobense contacta população

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, no âmbito da visita realizada esta manhã à freguesia de Câmara de Lobos, presidente da Câmara, Pedro Coelho, inteirou-se de vários trabalhos investimentos públicos concretizados e outros em curso na freguesia de Câmara de Lobos, nomeadamente as obras de beneficiação e proteção na vereda do Paiol, da Vereda da Areia ao Pico do Rancho e na vereda do Pedregal.

De acordo com a nota de imprensa, as “obras de melhoramento executadas nas veredas foram concretizadas pela junta de freguesia de Câmara de Lobos, tendo contado com o apoio financeiro da Câmara Municipal”.

Segundo os acordos de execução e contratos interadministrativos estabelecidos com a edilidade, a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos “disporá de uma verba na ordem dos 103 mil euros, para executar várias atividades de apoio social às famílias, de execução de obras de proximidade e para realização de iniciativas de interesse para o município”, lê-se ainda.

Acrescenta que na “visita o executivo municipal e da junta de freguesia visitaram também a Praia do Vigário, tendo o edil anunciado a abertura ao público daquela infraestrutura na próxima época balnear, devidamente dotada de vigilância e socorro e mar”.

Recorde-se que, no ano transato, devido às intempéries ocorridas no mês de março de 2018, a praia do Vigário este interdita a banhistas.

“Foram já executadas obras de remodelação, estando neste momento garantidas as condições para reabertura daquele espaço para banhos”, acrescenta.

O presidente da Câmara revelou ainda que “estão em curso os estudos técnicos para a apresentação de candidatura à Lei de Meios para requalificação integral da praia do Vigário, sendo objetivo da autarquia ampliar a zona de calhau e dotar aquela infraestrutura balnear de melhores condições para os veraneantes”, lê-se.

“O encontro de trabalho serviu ainda para visitar as zonas do Lagar da Giesta, da Caldeira, da Fonte Simão e Pedregal, entre outras, para averiguação no terreno da viabilidade técnica e financeira de lançamento de novas empreitadas de alargamento das atuais vias pedonais, por forma a viabilizar a criação de novos acessos rodoviários locais aos aglomerados populacionais existentes”, acrescenta a autarquia.

No comunicado é ainda referido que no “contacto estabelecido com as populações, os autarcas receberam a concordância dos moradores e proprietários na cedência dos terrenos para permitir o alargamento dos trajetos das veredas”.

“Os presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia comunicaram aos residentes locais que a empreitada para o alargamento do troço inicial vereda da Fonte Simão será lançada nas próximas semanas, a qual incluirá a criação de um novo miradouro sobranceiro à zona agrícola da Caldeira”, sublinha.

Ressalta que, por outro lado, “foi comunicado que o projeto para o lançamento do caminho agrícola da Caldeira está já elaborado, estando a autarquia a aguardar a abertura dos avisos do PRODERAM para submeter a candidatura a financiamento comunitário, dado que o arruamento agrícola abrange uma das áreas agrícolas mais produtivas da Madeira”.

No final dos trabalhos, e segundo a nota da autarquia, Pedro Coelho “mostrou-se satisfeito com os trabalhos realizados na freguesia de Câmara de Lobos Curral das Freiras, os quais são reflexo do trabalho de proximidade concretizado quer pela Junta de Freguesia, quer pela Câmara Municipal”.

“ Tendo como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população, os investimentos já executados, e os que estão programados ocorrer no curto e médio prazo, são decisivos para o conforto e segurança das pessoas”, refere a nota.

Conclui que a “visita de trabalho hoje realizada integra-se no conjunto de ações de proximidade programadas pelo executivo municipal e que o executivo municipal já visitou o Jardim da Serra e o Curral das Freiras, estando agendadas visitas à freguesia do Estreito de Câmara de Lobos a 27 de março e à freguesia da Quinta Grande a 9 de abril”.