Escola Agrícola analisou setor do leite

Terminou ontem, na Escola Agrícola da Madeira, a formação em Alimentação Animal e Gestão, cuja apresentação esteve a cargo de Sofia Cardim, do Instituto Politécnico de Bragança.

“Enquanto escola, nós recebemos todas as parcerias, de forma a qualificar e capacitar o setor primário, e obviamente que estas na área animal também”, disse António Trindade, diretor da Escola Agrícola. “Tem sido um conjunto de ações que vão decorrer ao longo do ano. A primeira foi em fevereiro, e vamos ter quatro ações ao longo do ano, terminando em setembro.”

Ana Fernandes, coordenadora da MilkPoint Portugal, destacou, por seu turno, o sucesso da iniciativa, que, frisou, “foi muito bem acolhida”.

O evento contou com a presença de 25 pessoas, num grupo constituído por produtores, técnicos superiores da Administração Pública, veterinários, e potenciais investidores.

Trata-se de um conjunto de iniciativas onde a Milkpoint Portugal, em parceria com o Governo Regional, aborda vários temas do setor do leite e que é realizada através de uma candidatura ao PRODERAM.

A formação que terminou ontem, visou entre outros, mostrar, através de aulas práticas e teóricas formas de consolidar o sector através da informação e tecnologia.

A docente do Instituto Politécnico de Bragança abordou igualmente a gestão económica dentro de uma exploração analisando as oportunidades e ameaças do sector especialmente antes de realizar um investimento nesta área.

À semelhança de outras curos ministrados na Escola Agrícola, esta formação foi de entrada livre.

A Escola Agrícola da Madeira, resultou de uma medida prevista no XII Programa de Governo. O objetivo passa por potenciar os sectores agrícola e agroalimentar regionais com recursos humanos habilitados para que possam promover a sua sustentabilidade, dar resposta aos desafios futuros, propiciando, entre outros, cursos vocacionais de atividades agrícolas, cursos técnicos e cursos de especialização tecnológica.