EB1/PE da Lombada acolhe professores de diferentes partes da Europa
Segundo comunicado, a “EB1/PE da Lombada da Ponta do Sol tem vindo a receber parcerias de projetos ao abrigo programa Erasmus na vertente Ação Chave 1.”
“No ano passado estiveram na escola, em formação professores oriundos de diferentes países. Igualmente na Ação chave 2 a escola já recebeu dois grupos distintos em Jobshadowing, um grupo da Bulgária e um outro da Dinamarca”, informa a instituição.
“A escola acolheu este ano mais precisamente na segunda semana de fevereiro, um grupo de professores oriundos de diferentes partes da Europa para um curso estruturado”, lê-se na nota de imprensa.
Acrescenta que o “curso foi promovido pela 21knowledge, sediada em Mangualde, coordenado por José Miguel Sousa, coordenador do Centro de Formação EduFor, e foi concebido para fornecer ferramentas para preparar os professores europeus para um futuro que acontece hoje. Os temas e as atividades de formação têm em conta as competências essenciais para os estudantes do século XXI”.
“No dia 13, a EB1/PE da Lombada acolheu o grupo para três workshops distintos dinamizados pela embaixadora eTwinning da e Scientix da RAM, Rosa Luisa Gaspar”, refere.
“Os workshops dinamizados foram ‘Scientix - supporting innovation in STEM education’, ‘A School in an age of Robots’ e ainda “eTwinning - the most exciting learning community in Europe”, sublinha
Conclui que “neste tipo de cursos pretendeu-se promover o debate sobre as competências-chave para os cidadãos do século XXI; experimentar e desenvolver novas práticas de aprendizagem e métodos de ensino; promover a inovação educativa e estimular o uso das TIC nas escolas; desenvolver metodologias, estratégias, técnicas e recursos para um ensino diferenciado; melhorar as práticas educativas através de abordagens de trabalho colaborativas entre professores; promover uma compreensão mais aprofundada das formas práticas de incorporar o eTwinning no ensino; melhorar a qualidade e eficácia da gestão de projetos internacionais; e aumentar o conhecimento das questões sociais, linguísticas e culturais".