Concurso para a reabilitação do acesso à Ilha lançado até ao verão

Iolanda Chaves

Até ao próximo verão vai ser lançado o concurso para a reabilitação da estrada regional de acesso ao centro da freguesia da Ilha, no concelho de Santana, anunciou esta tarde Miguel Albuquerque.

A obra implicará a repavimentação e também a consolidação de uma zona instável, adiantou o presidente.

Albuquerque fez este anúncio quando falava à população que participou na inauguração do Caminho Agrícola da Fajã dos Vimieiros, a segunda infraestrutura do género que o líder do executivo regional inaugurou no concelho no espaço de duas semanas.

À semelhança da mensagem deixada em São Jorge, há 15 dias, o presidente do Governo Regional apelou às pessoas para que participem nas eleições europeias.

"É preciso darmos um sinal inequívoco de que estamos com a Europa!" afirmou Miguel Albuquerque lembrando que é da União Europeia, atualmente ameaçada, que têm vindo os fundos para as obras e para o desenvolvimento da Região.

O novo caminho agrícola na freguesia da Ilha beneficia uma dezena de explorações agrícolas, correspondentes a uma área de 3,43 hectares.

Tem 435 metros de extensão e uma faixa de rodagem com quatro metros de largura, tendo custado 195.962,45 euros, dos quais, 85% foram financiados pelo FEADER (166.568,08 euros), no âmbito do PRODERAM 2020, e 15% suportados pelo Município de Santana (29.394,37 euros).

A obra consistiu na beneficiação e pavimentação do chamado Caminho Agrícola da Fajã dos Vimieiros, com recurso a betão armado com malha eletrossoldada.