Pedro Coelho anuncia novos investimentos no Jardim da Serra
O presidente da autarquia de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, visitou a Travessa do Sá, localizada junto ao Caminho Velho do Foro, tendo contactado a população residente para apresentação do projeto de alargamento daquela acessibilidade pedonal.
A Travessa do Sá serve, atualmente, de acesso a um vasto aglomerado populacional que não dispõe de acessibilidade viária. O presidente da Câmara revelou que, neste momento, está a decorrer o concurso público para a execução da empreitada.
Pedro Coelho referiu que a empreitada consiste no alargamento da atual via pedonal, numa extensão total de cerca de 330 metros, com início no Caminho Velho do Foro e término na Rua Professor João Dantas. Para além do alargamento da via, que passará a contar com um perfil viário constituído por uma faixa de rodagem com largura média de 3,00m, de rede de rega e de drenagem de água pluviais. O valor base do concurso é de 286 mil euros, estando neste momento a decorrer a fase de apresentação de propostas, sendo que a edilidade estima iniciar as obras antes do verão.
O autarca referiu que esta obra é há muito reivindicada pela população local, sendo que as obras permitirão adequadas condições de acesso automóvel às habitações existentes ao longo do traçado. Pedro Coelho realçou que esta é mais uma obra decorrente da política de proximidade adotada pela autarquia e que visa aumentar a qualidade de vida da população que vive naquela área. Com estas intervenções as pessoas terão melhores condições de acesso automóvel e melhor acesso às áreas agrícolas existentes no local, o que lhes oferece maior conforto e segurança.
Os autarcas visitaram ainda as obras já finalizadas de pavimentação das veredas do Cabo Podão, do Poço do Lombo, do Chote, do Cunha e da Muralha. A intervenção realizada nestas veredas compreendeu a pavimentação em toda a extensão destes acessos pedonais que se encontravam em terra batida, numa extensão total que ascende os 2 quilómetros.
De acordo com a autarquia, os trabalhos executados compreenderam ainda a instalação de varandins e muretes e guarda para salvaguarda da segurança das pessoas que as utilizam diariamente, quer como acesso às suas habitações, quer como acesso a terrenos agrícolas.
As obras foram executadas pela junta de freguesia, tendo contado com o apoio financeiro da Câmara Municipal.
O encontro de trabalho serviu ainda para promover a visita aos trabalhos em curso de construção do novo caminho agrícola das Romeiras. Esta nova ligação foi iniciada no ano transato, estando os trabalhos em fase adiantada. O caminho agrícola das Romeiras envolve um investimento na ordem dos 723 mil euros, cofinanciado pelo PRODERAM, e resultará num novo acesso viário de ligação entre o Caminho do Estreitinho, junto às instalações do antigo centro de saúde local, e o Caminho dos Tis, perfazendo uma extensão total na ordem do dos 600 metros.
Pedro Coelho salientou que o executivo municipal tem procurado cumprir os compromissos assumidos com as populações do concelho. "Desde a primeira hora, o executivo tem executado uma governação responsável, sendo que a prioridade tem sido a de apresentar obras feitas ou em fase de execução, mais do que promessas".
As visitas às restantes freguesias estão programadas para ter lugar no dia 6 março no Curral das Freiras, 20 de março em Câmara de Lobos, 27 de março no Estreito de Câmara de Lobos e a 9 de abril na Quinta Grande.