SESARAM assinala o Dia Mundial do Doente

O Serviço de Saúde da RAM, E.P.E., em parceria com o Movimento de Voluntariado Hospitalar Presença Amiga, assinalou o Dia Mundial do Doente, 11 de fevereiro, com a celebração de uma missa dirigida aos doentes internados, presidida pelo capelão do Hospital, Pe. Avelino Lopes.

A cerimónia religiosa decorreu na capela do Hospital Dr. Nélio Mendonça e reuniu diversos doentes internados, profissionais de saúde e cuidadores/familiares. Marcaram, também, presença elementos do Conselho de Administração do SESARAM, Direção Clínica, Direção de Enfermagem, IA-SAÚDE, entre outras entidades.

Para a concretização desta missa dirigida aos doentes internados, o SESARAM contou com a especial colaboração dos voluntários do Movimento de Voluntariado Hospitalar Presença Amiga, da Associação Acreditar e Delegação Regional da Luta Portuguesa Contra o Cancro, os quais auxiliaram na deslocação interna dos doentes para a capela.

Integrado no âmbito das Comemorações do Dia Mundial do Doente, o Movimento de Voluntariado Hospitalar Presença Amiga, em parceria com o Serviço de Saúde da RAM, promoveu a Campanha Solidária “Presença Amiga”, a qual consistiu na angariação de agasalhos (pijamas, meias e mantinhas) com a finalidade de presentear alguns utentes que se “encontram numa situação mais desfavorável”.

A atual conjuntura, económica e social, muitas vezes penaliza as pessoas mais vulneráveis e desprotegidas, por esse motivo, neste Dia Mundial dedicado aos Doentes, a Presença Amiga através desta campanha desafiou a comunidade, empresas e particulares, a acarinhar alguns dos utentes com dificuldades.

Foram diversas as pessoas que se associaram à campanha, vários particulares, algumas empresas e grupos de voluntários. Dos vários artigos recebidos há que referir as diversas mantinhas recebidas (feitas à mão) entregues pela AconXego, (elaboradas pelos utentes do Centro Paroquial de Santo António e alunos da Escola Básica do Primeiro Ciclo com Pré-escolar do Caniço).

O Serviço de Saúde da RAM e a Presença Amiga o agradecem a todos os que se associaram à Campanha Solidária em prol dos Doentes e informam de que se mantém ativa, pelo que os interessados podem efetuar a sua doação nas instalações do Gabinete de Comunicação do SESARAM, Hospital Dr. Nélio Mendonça. A doação é um ato de gratuitidade, que ocorre sem interesses e desprendidamente, pelo que desde já agradecemos as doações recebidas.

Recorde-se que a data dedicada ao doente foi instituída a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa "um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que sofrendo, morrendo e ressuscitou, operou a salvação da humanidade".