Escola do Jardim da Serra promove ensino da matemática com apoio da autarquia

Iolanda Chaves

A Escola B1/PE do Jardim da Serra vai desenvolver, com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, um projeto que pretende promover o sucesso escolar na área da matemática, a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e experiências em matemática e a capacidade da sua aplicação em contextos matemáticos e não matemáticos.

“Matemática Divertida/Ciência Ativa” é como se designa esta iniciativa que implica a criação de uma sala-laboratório, com diversos equipamentos tais como um quadro interativo, um computador e mobiliário adaptado.

Este equipamento, orçado em 2.500 euros, será adquirido pelo município no pressuposto de que a intervenção municipal na educação e no meio escolar é um apoio importante.

A escola pretende ainda desenvolver atitudes positivas face à matemática e a capacidade de reconhecer e valorizar o papel cultural e social desta ciência, com o objetivo de melhorar os resultados do aproveitamento escolar.

No final do ano, os alunos deverão compreender os procedimentos, as técnicas, os conceitos, as propriedades e relações matemáticas, desenvolvendo a capacidade de os utilizar para analisar, interpretar e resolver situações em contextos variados.