Governo Regional “atento e consciente” dos desafios que enfrenta Santana

Catarina Gouveia

O envelhecimento da população, a baixa natalidade e a desertificação são os desafios que merecem especial atenção por parte do Governo Regional, no que se refere a todas as freguesias do concelho de Santana.

Falava a secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, no 28.º aniversário da Casa do Povo de São Roque do Faial, que se assinala este domingo com um vasto programa de atividades.

Esta instituição, equiparada a instituição particular de solidariedade social, presta apoio à comunidade local, desde os mais jovens à população sénior, através de várias respostas sociais. Conta com um Centro Cívico e um Centro de Atividades de Tempos Livres.

A secretária falou aos presentes demonstrando um “cumprimento integral da promessa feita”, e manifestando satisfação pelo facto de o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, ter contribuído, com o reforço dos apoios à Casa do Povo de São Roque do Faial, para apoiar a aquisição de uma nova carrinha de 9 lugares, conseguida através de uma candidatura ao PRODERAM 2020.

Felicitou ainda esta instituição, pelas suas ações junto dos idosos, “resultante do acordo de colaboração com o Instituto de Segurança Social da Madeira, que contribuiu para a abertura do seu Centro de Convívio para idosos, que era um desejo antigo dos residentes na freguesia”.

A secretária assume, com convicção, que os desafios existentes no concelho irão continuar a ser enfrentados, assim como “as exigências que o desenvolvimento social, económico e local nos impõe”, “transformando dificuldades em oportunidades” e “apresentando sempre soluções para os problemas”.