Alberto João Jardim falará na ‘abertura’ ou no ‘encerramento’?

David Spranger

Essa será a única dúvida ainda existente em relação ao Congresso do PSD, no próximo fim de semana, sendo essa estratégia alinhavada entre Miguel Albuquerque e o próprio ex-líder, convidado para o efeito.

Está já definido o programa do XVII Congresso do PSD Madeira – subordinado ao tema ‘Fortalecer as mudanças do presente. Garantir as mudanças do Futuro’ -, a ter lugar no próximo fim de semana, no Centro de Congressos da Madeira (Casino), e que, previsivelmente, irá reunir entre 1.000 a 1.500 militantes, conforme projeção do secretariado do sociais-democratas das Madeira.

Tal como o JM deu já conta na sua edição desta segunda-feira, Rui Rio, o presidente do partido, que estará na Região acompanhado de José Silvano, o secretário-geral nacional, irá discursar na sessão de encerramento, a ter início a partir das 15h00 de domingo, dia 20.

Por ordem cronológica, temos que na tarde de sábado, pelas 15h00, dar-se-á a posse da Comissão Política Regional e do Secretariado Regional, entretanto já eleitos, seguindo-se, consecutivamente, intervenções do Presidente da Mesa, Presidente da Comissão Política Regional e ainda intervenções de eventuais convidados, havendo possibilidade de ser nesta altura que Alberto João Jardim possa subir ao palanque. Ou será nesta ocasião, ou no dia seguinte, no encerramento.

Recuperando o dia de sábado, temos ainda na ordem dos trabalhos a apresentação, e posterior discussão, das moções de estratégia global, das propostas temáticas e das propostas de alteração de estatutos. O dia termina após a intervenção do último congressista eleito para esse efeito.

No domingo, os trabalhos começam pelas 10h00, com a eleição da Mesa, do Conselho Regional e do Conselho de Jurisdição, seguindo-se, de imediato, as respetivas tomadas de posse e votação das ditas moções.

Nas intervenções finais, fala primeiro o presidente da Comissão Política Regional, seguido dos convidados para o efeito, sendo aqui que se enquadra Rui Rio, restando saber se Alberto João Jardim terá também ‘honras de encerramento’ o se falará na abertura.