Vice-presidente do Governo Regional alerta: “ser licenciado não chega”
Do concurso operacional aberto pelo Governo Regional para a colocação de 100 assistentes operacionais no quadro, quatro serão para o Liceu Jaime Moniz. O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Executivo madeirense, Pedro Calado, na celebração dos 100 anos da instituição.
Pedro Calado destacou ainda os serviços notáveis da Jaime Moniz na preparação dos jovens da Região. A estes últimos deixou ainda um conselho: "Mantenham a esperança e acreditem sempre nos vossos sonhos. É no presente que construímos o amanhã". E garantiu que "quem luta para alcançar os seu objetivos, é quase sempre recompensado".
Frisou que antigamente, "estudar e tirar um curso superior, abria certamente as portas para um bom emprego, mas que hoje tudo isto é posto em causa".“Ser licenciado não chega”, acrescentou, alertando para um futuro competitivo no qual as profissões tradicionais estão a esgotar o seu trabalho, frisando a criatividade, o conhecimento, a qualificação profissional e vontade para aprender, como fatores cada vez mais essenciais.
A presidente do Conselho Executivo, Ana Isabel Freitas, afirmou que a instituição está a aguadar pela 2.ª fase das obras de reparação, que deverá arrancar em breve e visa recuperar os telhados do edifício principal e do anexo e modernizar os laboratórios, de forma a que estejam aptos a dar resposta aos desafios do século XXI. Acrescentou que o edifício principal tem cerca de 70 anos e que as obras de modernização arrancaram aquando da visita do Presidente da República.
O antigo diretor Jorge Moreira foi homenageado nesta ocasião, na qual garantiu ter vivido “feliz nesta escola".
Este foi também um momento para homenagear os alunos com médias superiores a 18 valores, que foram premiados pelo mérito escolar. Do 12.º ano, foram consagrados quatro alunos, que foram premiados pelo Grupo Sousa, representado por Luís Miguel de Sousa. São estes João Nóbrega; Lúcia Silva; Pedro Rodrigues e Sofia Quintal.
Aos alunos do 11.º ano, o prémio esteve a cargo do Santander Totta, representando por diretor regional Vitor Calado, e foram estes: Gonçalo Fernandes, Anabela Teles, António Silva, Sara Gonçalves e Telma Ferreira.
Por fim, o prémio aos alunos distinguidos do 10.º foi atribuído pelo Grupo LeYa, representando por Pedro Barbosa. Os estudantes foram: Lara Vila, Margarida Quintal, Elvis Pinto e Roda Joãozinho.