PS-M traz sábado dois ministros e um secretário de Estado

II Convenção Estados Gerais decorre durante o dia inteiro. num hotel do Funchal, e conta com 23 oradores.

Ana Paula Vitorino, João Pedro Matos Fernandes e João Paulo Rebelo são os governantes nacionais que este sábado, no Funchal, se associam ao PS-Madeira através da II Convenção Estados Gerais.

O evento, que decorre ao longo de todo o dia em diferentes salas do hotel Casino Park, no Funchal, prevê seis debates distintos: economia azul, administração pública, coesão, oportunidades, juventude e florestas.

De acordo com o programa que tem sido publicitado, a jornada começa pelas 9h30 com uma sessão de abertura em que participam Emanuel Câmara, como presidente do PS-M, Paulo Cafôfo, na qualidade de candidato a presidente do Governo Regional e Ana Paula Vitorino, ministra do Mar.

Às 11 horas tem início o primeiro debate. Tem como tema genérico ‘Desafios da Economia Azul: Energias Renováveis, Bioeconomia, Shipping e Ordenamento do Espaço Marítimo”. A sessão conta com intervenções de António Sarmento, Pierre Erwes, Jorge Fernandes e Luca Marangoni, nomes ligados a empresas ou instituições europeias. O painel tem dois coordenadores: Ruben Eiras e Thomas Dellinger.

Ainda durante a manhã, mas noutra sala, decorre outro debate intitulado ‘Por uma Administração Pública Moderna Acessível a Todos’. São oradores Miguel Silva Gouveia, vice-presidente da CMF, Sancha Campanela, do ISAL, e Ricardo Gouveia, do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública da Madeira. A coordenação é de Pedro Diniz.

Ao início da tarde, decorre o segundo debate, sob o tema ‘Coesão e Desenvolvimento Territorial’. O primeiro orador será Paulo Cafôfo, seguido por José Reis, da Universidade de Coimbra e por João Pedro Matos Fernandes, o ministro do Ambiente. A coordenação deste painel está a cago de João Figueira de Sousa.

Ao mesmo tempo, também noutra sala, haverá outro tema em discussão. Será novamente sobre ‘Oportunidades na Economia Azul: Potencial da Região Autónoma da Madeira’. E sobre isto falará Pedro Rocha Vieira, CEO da BETA – I, Artur Costa, Offshore Business Developer da CEiiA, Jitendra Tuicidas, vice-presidente da Associação dos Amigos da Nova Rota da Seda e ainda Rui Azevedo, secretário-geral do Fórum Oceano. A coordenação volta a ser dividida entre Ruben Eiras e Thomas Dellinger.

A partir das 16h30, a juventude ganha espaço. Num painel coordenado por Rui Caetano, sob o tema ‘Juventude, Inclusão, Empreendedorismo, Desenvolvimento e Futuro’ cabem as intervenções de João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, Miguel Fontes, diretor da Startup Lisboa, Mário Cordeiro, Pediatra e Olavo Câmara, presidente da JS-Madeira.

À mesma hora, outro painel, coordenador por Sílvia Sousa Silva, será discutido o tema ‘Florestação, Produção, Conservação e Segurança das Pessoas’. Terá duas intervenções: a de Francisco Castro Rego, presidente do Observatório Técnico Independente para Análises dos Incêndios Florestais e Rurais e Domingos Rodrigues, docente da Universidade da Madeira e ex-vereador na Câmara do Funchal.