3,5 milhões de euros arrecadados em multas já gastos em investimentos para a PSP

Carla Ribeiro

O Comando da Polícia de Segurança Pública da Madeira recebeu esta tarde duas novas viaturas (num total de 90 mil euros) para a busca e salvamento e para o transporte dos canídeos do grupo cinotécnico.

A cerimónia decorreu no estacionamento do Comando da PSP, no Campo da Barca, e registou a presença dos secretários regionais da Inclusão e Assuntos Sociais e das Finanças, Rubina Real e Rui Gonçalves, respetivamente. As viaturas entregues resultam das verbas conseguidas nas multas, no âmbito de protocolo existente entre a PSP e o Governo Regional e através do qual já foram gastos 3 milhões de euros em prol da melhoria das condições de trabalho prestadas pelos agentes da PSP no seu dia a dia. Restam ainda mais de um milhão de euros que a PSP poderá gastar naquilo que entender ser melhor. A comandante , Madalena Amaral, sublinhou aos jornalistas que será feito, em breve, um investimento ao nível de computadores.

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais sublinhou a parceria entre o Governo Regional e o Comando da PSP. Falou de uma equipa que recebeu formação na Proteção Civil e das viaturas que vão melhorar a busca e salvamento feita pela PSP-Madeira.

O secretário das Finanças lembrou que o protocolo foi assinado em 2006, sendo que 4,5 milhões de euros foi o total das verbas arrecadadas nas multas. Um valor que já permitiu fazer aquisições em prol da PSP. Foram gastos 3 milhões de euros em material informático, em viaturas e em reparação de esquadras. «Ainda temos 1,5 milhões à disposição da PSP», apontou o governante.