V Encontro 'Cinema & Território' realiza-se em novembro de 2019
O V Encontro Internacional 'Cinema &Território' realiza-se nos dias 8 e 9 de novembro do próximo ano, anunciou esta tarde do Conselho de Cultura da Universidade da Madeira (UMa) numa apresentação das atividades programadas para 2019, realizada no Campus Universitário da Penteada.
'Em Torno do Corpo' é como se intitula a quinta edição do evento de cinema, da responsabilidade de Carlos Valente, que se realiza de dois em dois anos e contempla filmes, debates e conferências.
Esta sexta-feira, dia 14, o escritor e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Ernesto Rodrigues, é o convidado do VI Encontro de Leitura “Na Companhia dos Escritores”, uma iniciativa organizada pela Conselho de Cultura, com a colaboração dos investigadores do CLEPUL Madeira, e terá lugar no Auditório da Reitoria da UMa, no Colégio dos Jesuítas do Funchal, a partir das 18h00.
O encontro tem entrada livre e está aberto à participação de todos os interessado
Ernesto Rodrigues dará a conhecer o seu mais recente romance, Um Passado Imprevisível (Gradiva, 2018), e abordar algumas das questões essenciais à reflexão sobre o homem incluídas na obra, como “O que sabemos da vida que julgamos ter vivido, se nem sempre assistimos às consequências dos nossos atos? Conhecemos quem está ao nosso lado e o efeito que, na nossa ausência, sobre ele produzimos? Quando pensamos ter quebrado todas as amarras, não será cada movimento condicionado por outrem?”.
Estas são, para já, as atividades calendarizadas que passarão a estar anunciadas no site conselhodacultura.uma.pt.
As restantes acontecerão ao longo do ano letivo no âmbito dos projetos 'Livros em debate', coordenado por Luísa Paolinelli; 'Laboratório de Música e Arte Experimental', coordenado por Duarte Encarnação e Jorge Maggiore e 'Laboratório de performance experimental', coordenado por Teresa Norton Dias.
O projeto 'Livros em debate' deverá acontecer uma vez por mês em diferentes locais. "Convidaremos dois professores e duas turmas para ler um livro; juntaremos as duas equipas de alunos e professores e discutiremos o livro, a adaptação ao cinema ou televisão e ler-se-ão excertos. Convidaremos ainda, o público a interagir", explica a coordenadora na apresentação sumária online.
O 'Laboratório de Música e Arte Experimental' teve a primeira experiência este ano, com uma homenagem ao compositor norte-americano John Cage. Conta com a participação de músicos e docentes do Conservatório Escola das Artes-Engº. Luiz Peter Clode e da Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, apostando numa dinâmica de reencontro com o passado, nas origens da então Academia de Música e Belas Artes da Madeira.
O 'Laboratório de performance experimental' pretende premiar iniciativas de alunos e ex-alunos da UMa, interessados em desenvolver projetos artísticos no âmbito da performance. Os interessados encontram um formulário online.
O Conselho de Cultura da UMa foi criado em 2012 e foi presidido por Idalina Sardinha atéa 2017, lugar ocupado atualmente pelo professor universitário Vítor Magalhães.
A apresentação encerrou com uma conferência proferida por Ana Isabel Portugal, membro do Conselho de Cultura, intitulada "A4.0 como nos encaixamos?".
RELACIONADOS