Ribeira Brava aumenta bolsa de estudo a mais de 300 universitários

Susy Lobato

Serão 323 os alunos do ensino superior, residentes no município de Ribeira Brava, que em 2019 serão apoiados pela Câmara Municipal local, numa verba que será majorada em 100 euros, passando a corresponder não a 400, como até agora, mas sim a um valor de 500 euros anuais para cada aluno.

A medida vai beneficiar ainda mais as famílias numerosas residentes no concelho que tenham estudantes no ensino superior, sendo que nesses casos o valor anual da bolsa chegará aos 600 euros.

O investimento da autarquia irá rondar os 160 mil euros.

Para Ricardo Nascimento, presidente da Câmara, esta é uma “medida de apoio às famílias e aos estudantes”, pois tem como objetivo “amenizar algumas despesas com a formação dos nossos jovens” e incentivar a “continuidade dos estudos, após o décimo segundo ano”.

O edil defende que a educação superior é “um fator determinante para a vida profissional” e por isso a autarquia “promove, na medida do possível, apoios que ajudem a fazer face a alguns gastos”, como transportes, materiais e outras despesas no ensino superior.

Ricardo Nascimento sublinha ainda que esta majoração de 100 euros só é possível graças ao "rigor financeiro da autarquia”, que dá espaço atualmente para “investir nas pessoas e no município”.

O apoio será efetuado em duas tranches, sendo uma delas paga já este Natal.

O autarca referiu também que a partir desta época natalícia mais 102 idosos passarão a beneficiar das vantagens do “Cartão do Idoso Municipal”.

Ambas as propostas foram aprovadas, esta quinta-feira, em reunião de Câmara.