Projeto IDiverSE dinamiza colaboração entre estudantes de várias ilhas

Rosa Duran, formadora na área da Astronomia e inovação no ensino das ciências, esteve na Rádio JM a propósito do programa IDiverSe.

O IDiverSE (Islands Diversity for Science Education) é um projeto educativo, co-financiado pela Agência Erasmus + da União Europeia, que agrega 9 parceiros de 4 países diferentes (Portugal, incluindo Madeira e Açores, Espanha, Inglaterra e Grécia). Rosa Duran, responsável pelo projeto, veio à Madeira no âmbito do XII Encontro Eco-Escolas e esteve na Rádio JM a dar a conhecer o programa IDiverSE.

Rosa Duran, afirmou que o seu projeto nasceu na Madeira, em conversa com alguns professores, ao perceber que as ilhas, no geral, têm caraterísticas muito semelhantes, mas também muito distintas.

Ao tentar perceber essas diferenças, foi criado o IDiverSE “um projeto que pretende colocar os estudantes a trabalharem de forma colaborativa com os estudantes de outras ilhas, e perceber quais são as semelhanças e as diferenças entre cada uma das ilhas onde eles habitam”, afirmou.

Rosa Duran referiu ainda que este projeto é feito no âmbito de um conceito denominado de ‘Escolas Abertas para Sociedades Abertas’, onde se pretende que a escola seja um centro de acolhimento para informação, recebendo profissionais existentes na sua comunidade.

Cada escola é tomada como uma ilha, refere Rosa Duran, que interage numa troca de saberes com outras pequenas ilhas, onde os alunos sejam os principais intervenientes.