Leslie: Victor Prior diz que o "período mais crítico já passou"
Victor Prior acaba de fazer um balanço relativo aos contornos da tempestade Leslie. Ao JM, o diretor da Delegação da Madeira do Instituto Português do Mar e da Atmosfera diz que, à partida, "o período mais crítico já passou".
Ainda assim, transmite, "vamos continuar a ter algum vento e algumas rajadas mais fortes e ainda alguns aguaceiros, mas a situação é para melhorar" ao longo da manhã/tarde.
Ao final do dia, o vento poderá voltar a aumentar de intensidade, embora para valores inferiores aos registados esta manhã.
De acordo com Victor Prior, os ventos mais fortes registaram-se nas zonas montanhosas, com rajadas a chegar aos 120 km/h.
No Caniçal, registou-se uma rajada de 94 km/h, na Ponta do Pargo outra de 97 km/h e, em Santa Cruz, na zona do Aeroporto, uma rajada máxima de 89 km/h.
Em relação à trajetória do furacão, o responsável diz que "já ontem à noite verificou-se que o centro do furacão deslocou-se ligeiramente para norte, o que foi suficiente para que os valores fossem relativamente mais baixos do que aquilo que estava previsto".
No entanto, sublinha, "se a tempestade se tivesse aproximado 50 quilómetros mais para sul, os valores teriam sido bem mais superiores". Victor Prior diz que "os valores registados enquadram-se nos avisos que foram emitidos".
Neste momento, as previsões indicam que o furacão desloca-se para o continente, em direção às regiões centro, tal como se verifica na imagem que ilustra esta notícia.
RELACIONADOS