Machico entrega exemplares aos colaboradores do documentário "Os Fachos - Uma tradição Secular"

A Câmara Municipal de Machico, promove, na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro pelas 17h00, no Auditório do Fórum Machico, a entrega dos Dvd’s do Documentário “Fachos – Uma Tradição Secular”, a todos os que participaram e colaboraram na realização do mesmo.

Em 2016, a Autarquia de Machico, submeteu ao Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma da Madeira 2014-2020 – PRODERAM 2020, um projeto documental sobre “Os Fachos”, realizado pela Eduardo Costa Produções, que visa a promoção e preservação desta tradição, aproveitando o seu potencial turístico para o desenvolvimento económico do concelho de Machico.

A tradição dos Fachos associada à celebração do Santíssimo Sacramento vem na continuidade de uma tradição etno-religiosa de Machico e única na Região Autónoma da Madeira que dada a sua prevalência no tempo e no espaço é importante manter e preservar.

Inicialmente com uma função de defesa militar da costa quando dos ataques de corsários e piratas, nos séculos XVII e XVIII, os Fachos surgiram assim da necessidade de criar sistemas de defesa das populações.

Na atualidade, os sítios competem entre si na elaboração de figuras de alfaias religiosas, peixes, barcos, traineiras, entre outros motivos, que no último fim-de-semana de Agosto, iluminam as encostas deste nosso belo vale!