Secretaria assinala 50 anos do Serviço Técnico de Educação Especial com jornadas

A Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação/Serviço Técnico de Educação Especial (STEE), organiza as II Jornadas STEE – “Para além dos caminhos a OPORTUNIDADE!”, que terá lugar no dia 12 de outubro, às 09h00, no auditório da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes.

Esta iniciativa insere-se no âmbito das comemorações dos 50 anos do Serviço Técnico de Educação Especial, com o intuito de dar a conhecer a realidade deste Serviço, de sensibilizar para a problemática das necessidades educativas especiais e de contribuir para a promoção de práticas educativas, numa perspetiva de equidade e de inclusão no contexto da heterogeneidade.

Do programa constam conferências plenárias diversas, com convidados, investigadores e especialistas, reconhecidos no panorama nacional pelo papel desenvolvido na área da educação e da saúde, designadamente, o Psiquiatra e Psicanalista Dr. António Coimbra de Matos; o Professor Doutor Joaquim Colôa, do Agrupamento de Escolas Padre Bartolomeu de Gusmão e Instituto Português de Psicologia e outras Ciências; o Engenheiro Luís Azevedo – Diretor-Geral da ANDITEC – Tecnologias de Reabilitação, Lda.

As finalidades desta iniciativa são apresentar perspetivas de atendimento em matéria de educação especial, promover um espaço de reflexão denominado “STEE: Entre o passado, o presente e o futuro…à conversa com…” sobre a educação inclusiva nas suas múltiplas dimensões, assim como sensibilizar para a utilização das tecnologias na educação.

Este evento conta com a presença do Diretor Regional de Educação, Dr. Marco Gomes, da Vogal do Conselho Diretivo do Instituto para a Qualificação, IP-RAM, Dr.ª Elda Pedro, entre outras entidades.