Probabilidade de Leslie atingir a Madeira é inferior a 10 por cento

O IPMA, através de uma nota divulgada há duas horas, na sua página de facebook, refere que a probabilidade de o furacão Leslie atingir Portugal (território continental, Açores e Madeira) é baixa: inferior a 10 por cento.

"A tempestade tropical LESLIE tem vindo a afetar o estado do tempo numa zona a cerca de 1500/2000 km a oeste/sudoeste dos Açores, tendo estado quase estacionária desde o dia 23 de setembro, altura em que foi efetuado o primeiro comunicado pelo National Hurricane Center (NHC), entidade responsável pela monitorização de ciclones tropicais no Atlântico, tendo já sido atribuídas diversas classificações por este mesmo centro neste período (tempestade sub-tropical, tempestade extra-tropical/pós-tropical, depressão tropical, tempestade tropical e furacão)", diz o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. No entanto, é adiantado que o o NHC divulga apenas previsões da trajetória de ciclones tropicais para um máximo de 5 dias, visto que não é possível prever com uma certeza aceitável a localização e a intensidade destes sistemas para prazos de previsão superiores.

A previsão divulgada pelo NHC na tarde do dia 9 de outubro, indica que a tempestade tropical LESLIE deverá manter-se quase estacionária a sudoeste dos Açores até ao fim quarta-feira, deslocando-se depois para nordeste passando na região entre os Açores e a Madeira.

As previsões dos diversos modelos numéricos para 5 dias ou mais, apresentam soluções bastante distintas para o posicionamento do centro da depressão. Em particular, para domingo, algumas previsões sugerem que deverá dirigir-se para o Norte de África, enquanto outras sugerem o rápido deslocamento para nordeste, passando a noroeste da Península Ibérica, havendo ainda uma possibilidade significativa de se movimentar para sudoeste.

A previsão mais recente do modelo determinista do ECMWF prevê um cenário no qual a depressão passa a norte da Madeira durante o dia 13 Sábado e atinge a costa de Marrocos ao fim do dia 14, Domingo. Este modelo indica que a probabilidade de a tempestade tropical LESLIE atingir o território nacional (Continente, Açores e Madeira) é inferior a 10% (ou seja, menos de 5 previsões num total de 50 previsões), o que corresponde a um cenário com uma probabilidade muito baixa. O IPMA diz que continuará a acompanhar a evolução da tempestade tropical e atualizará os seus comunicados perante a evolução das previsões e tendo em consideração a probabilidade de ocorrência de cada cenário.