Universidade Aberta abre centro local de aprendizagem da Madeira

A Universidade Aberta abriu um novo serviço de apoio e de atendimento para os alunos.

A iniciativa resulta do protocolo de cooperação estabelecido entre a autarquia câmara-lobense e a Reitoria da Universidade Aberta, lê-se em nota da CMCL, através do qual a edilidade disponibilizou meios logísticos de apoio ao funcionamento do CLA e para a realização de exames e avaliações.

A “Universidade Aberta regista atualmente um universo de cerca de 430 alunos da Região Autónoma da Madeira que frequentam os diferentes níveis de ensino superior e de especialização oferecidos por aquela universidade”, sublinha o mesmo comunicado.

“Atualmente com uma rede de 17 CLA dispersos pelo país, os Centros Locais de Aprendizagem são estruturas de proximidade da UAb, que visam promover ações de aprendizagem ao longo da vida, devidamente enquadradas nas necessidades de formação e qualificação”, acrescenta.

Lê-se no documento que o “novo CLA-Madeira, localizado em Câmara de Lobos decorre da estratégia da Universidade Aberta de adequar, no espaço nacional, uma rede de serviços de ensino/formação superior, reforçando a ligação académica e institucionalizada à sede central e garantindo melhores prestações docentes e de serviço público aos cidadãos das diferentes regiões do país. Assim, no CLA-Madeira os alunos que frequentam a UAb ou todos os interessados em frequentar a Universidade Aberta passam a dispor de um serviço de proximidade de apoio e de ligação à universidade, onde poderão ser acolhidos e aceder informações relacionadas com a oferta formativa da universidade”.

Por outro lado, “os alunos da UAb podem também usufruir do espólio da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, onde será instalada uma secção reservada a bibliografia da Universidade Aberta”.

Conforme referido, o CLA-Madeira encontra-se já a funcionar no Edifício da Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, sito à Avenida da Autonomia, N.º 5, com o email: cla.camaradelobos@uab.pt e contacto telefónico (351) 291 910 130.