Madeira ‘escapa’ ao aumento do desemprego verificado no resto do País

Susy Lobato

Apesar de estarmos na reta final do verão, a taxa de desemprego na Região mantém-se estável, ao contrário daquilo que se verifica em território continental.

A constatação foi feita esta quinta-feira pela secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, no decorrer da sessão de boas-vindas destinada aos desempregados que iniciaram, este mês, programas de emprego.

“Já estamos no final do verão, que é a época em que normalmente se verifica um impacto em termos de maior número de desempregados, mas, felizmente, esse número ainda não se verificou este mês na Região, ao contrário da tendência que já se verifica no resto do País”, congratulou-se Rita Andrade, acrescentando que, a exemplo da Madeira, os Açores também apresentam nesta altura números positivos.

Contudo, a governante diz que essa tendência negativa poderá verificar-se muito em breve, nomeadamente no Porto Santo, devido à sazonalidade do destino.

Considerando que os programas de emprego promovidos pelo Governo Regional têm sido fundamentais para aumentar as taxas de empregabilidade, Rita Andrade aproveitou a oportunidade para alertar os presentes da importância de terem uma boa atitude para com a entidade empregadora, pois assim haverá maior probabilidade de vir a ser contratado.

A propósito, a secretária regional mencionou que a taxa de empregabilidade destes programas é superior a 40%.