PS Madeira preocupado com indicadores do turismo regional

Daniel Faria

O presidente do Grupo Parlamentar do PS-M, Victor Freitas, emitiu um comunicado sobre turismo, onde exibe particular preocupação pelos dados divulgados pela Associação da Hotelaria de Portugal.

“São preocupantes os dados que dão conta da inversão, desde março, nos indicadores do turismo na Madeira, nomeadamente a redução de 9,2 p.p. face a julho de 2017, em que o preço médio por quarto ocupado foi de 81 euros e o RevPar registou uma quebra de 2% face ao mesmo mês do ano anterior”, refere o partido em comunicado.

O PS refere as quebras na área do turismo, nos últimos cinco meses, temendo que essas quebras não sejam “meramente conjunturais”, o que pode colocar em causa os novos investimentos que estão a ser concretizados na Madeira, bem como a sustentabilidade dos atuais.

Os socialistas lamentam ainda a “forma como o Governo tem vindo a gerir o setor”, nomeadamente “o facto de não ter qualquer capacidade de antecipação face aos problemas decorrentes do Brexit e da desvalorização da libra, ou, mesmo, da falência de companhias aéreas”.

“Refira-se que, entre janeiro e junho deste ano, a Madeira foi a região do País que apresentou as maiores quebras nas dormidas na hotelaria (-2,9 por cento)”, afiançou o partido, denunciando a diminuição de verbas por parte do Governo Regional.

“O Governo Regional, depois de diminuir as verbas da APM, veio tentar emendar a mão injetando 700 mil euros. O caricato, mas com consequências reais, é que leva 8 meses para aprovar e colocar em execução estes 700 mil euros para a promoção da Madeira. Temos, assim, um governo que, nestas e noutras matérias, age em câmara lenta e é ultrapassado pelos acontecimentos, com graves consequências para a Madeira”, declarou o PS Madeira.