Albuquerque exige da UE apoios à renovação da frota pesqueira
O presidente do Governo prometeu, esta tarde, continuar a apoiar atividade pescatória e, para isso, fazer pressão junto da União Europeia.
“Um dos grandes desafios é convencermos a União Europeia da necessidade de haver fundos para a renovação da nossa frota pesqueira, quer para os atuneiros quer para os barcos que se dedicam à espada”, embarcações que, conforme transmitiu, têm na sua maioria entre 40 a 45 anos.
“É necessário que o próximo quadro de apoio tenha verbas para podermos proceder à renovação de frotas, não só para uma maior eficácia e de comodidade dos pescadores, mas sobretudo de segurança”, salientou.
Entretanto, no próximo orçamento, o Governo já irá contemplar meio milhão de euros para esse fim. “Mas vamos precisar de muito mais do que isso e não vamos ceder nessa questão”, frisou Miguel Albuquerque esta tarde no Caniçal, na Festa da Piedade.
“Uma festa que significa algo de muito importante na vida dos pescadores que é a fé, ou não fosse esta uma profissão de risco”, disse, congratulando-se pela grande adesão por parte de turistas e emigrantes.
Saliente-se, por outro lado, que, neste momento, cerca de meia centena de embarcações rumam à capela situada no Monte Gordo, perto da Ponta de São Lourenço, para transportar a imagem de Nossa Senhora da Piedade.
RELACIONADOS