Tudo pronto para um início de ano letivo tranquilo

Iolanda Chaves

Está tudo pronto para um início de ano letivo tranquilo disse esta manhã o secretário regional da educação na cerimónia oficial da abertura do ano letivo realizada na Escola Horácio Bento de Gouveia.

Segundo Jorge Carvalho vão iniciar as aulas 45 mil alunos, menos sete mil que o ano letivo 2012/2013, sendo que 2012 foi o último ano em que a RAM registou mais de dois mil nascimentos.
Com a questão da natalidade o governante justificou a necessidade de prosseguirem com as fusões e encerramentos de escolas. Tirando o melhor do pior, Jorge Carvalho disse que as turmas são mais pequenas e como tal o trabalho com os alunos poderá ser ainda mais dedicado.
O secretário regional que falou durante meia hora para uma plateia de professores defendeu que os recursos humanos deverão ser todos aproveitados nomeadamente nos muitos projetos que as escolas desenvolvem e contribuem para a formação integral dos jovens.
Antes de Jorge Carvalho, o diretor regional da educação fez uma apresentação acerca da dinâmica das escolas em matéria de projetos dizendo que no último ano foram implementados 21 projetos em 29 escolas do 2 e 3 ciclos e que nas 12 áreas de desenvolvimento decorreram 383 atividades.
De acordo com Marco Gomes os projetos desenvolvidos também no 1 ciclo tem uma taxa de impacto de 73 por cento ou seja de concretização das metas definidas.