Empresa de Cervejas pioneira na recolha de garrafas de vidro
A Empresa de Cervejas da Madeira (ECM) acaba de investir em duas máquinas de recolha de garrafas de vidro, que serão colocadas em dois supermercados, o Continente de São Martinho (piso 0, junto à saída dos tapetes rolantes) e o Pingo Doce do Anadia (piso 0, junto à máquina de pagamento automático).
"É prioridade da ECM desenvolver medidas que minimizem os consumos de recursos e a produção de resíduos, e em consequência, os impactes ambientais", declara, adiantando que, ao depositar as garrafas de vidro vazias nestas máquinas, "o consumidor está a poupar", na medida em que está a "reaver o valor da caução" pago no ato da compra "ao invés de depositá-la no vidrão, sem qualquer retorno financeiro".
Mais uma vez, a Empresa de Cervejas da Madeira lidera, assim, uma iniciativa de impacto ambiental positiva e "favorável à Madeira", com vista à proteção do ambiente, como considera a ECM, admitindo que esta medida "constitui um incentivo inigualável para os consumidores, os produtores e, sobretudo, o ambiente".
O sistema de recolha automática de vasilhame proporciona um método automatizado para recolher, separar e processar a devolução de embalagens para reutilização. Após terminar o depósito das suas garrafas vazias, o consumidor recebe um talão de desconto válido no respetivo supermercado.
Este sistema permite a receção de duas a três garrafas por segundo sem quebrá-las e tem capacidade de armazenagem por softdrop de 400 garrafas (em média), com um consumo energético bastante reduzido (média 20€/mês).
Pela capacidade de reconhecimento através do peso e silhueta, o sistema só aceita a devolução de vasilhame da ECM, nomeadamente das marcas Coral, Zarco, Atlântida, Brisa, água tónica e soda water. "De forma a ser ainda mais apelativo, está dotado de um ecrã no qual passará um vídeo explicativo em várias línguas", acrescenta a empresa.
Em 2017, a ECM conseguiu recolher 3 milhões de garrafas nos supermercados. Este esforço e aposta na sustentabilidade traduziu-se em menos 240 toneladas de dióxido de carbono emitidas para o ambiente.
RELACIONADOS