Fajã da Ovelha assinala 465 anos com programa de três dias

Tânia R. Nascimento

A Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha celebra esta sexta-feira o seu 465.º aniversário. O programa das comemorações arranca amanhã e continua nos próximos dois domingos.

Amanhã, dia 11 de agosto, as cerimónias têm início às 11 horas, com uma sessão solene que contará com a presença das autoridades da freguesia, do concelho e, ainda, com a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, em representação do Governo Regional.

A sessão, que decorre na Junta de Freguesia da Fajã da Ovelha, vai incluir uma entrega de prémios aos melhores alunos, seguindo-se, às 20 horas uma novena. Mais tarde, às 21 horas, haverá animação com a Nazaré Band.

No domingo, dia 12 de agosto, tem início às 18 horas uma eucaristia na Capela de São Lourenço, seguida de procissão.

O Grupo de Cordas da Fajã da Ovelha tem atuação marcada para as 19 horas do mesmo dia. A animação prossegue com a Nazaré Band, que entra em palco às 20 horas.

As comemorações continuam no domingo seguinte, dia 19 de agosto, com a deposição de flores no cemitério da freguesia em memória dos fajã-ovelhenses falecidos.

O autarca, Gabriel Neto, lembrou que há alguns anos que a Junta de Freguesia comemora a efeméride.

"Este é um dia em que toda a freguesia se junta para confraternizar pois é o nosso aniversário. Os convites foram entregues a toda a população e assim proporcionamos momentos de iteração com todos os fregueses que, por vezes, durante o ano, não se encontram", declarou o presidente da Junta de Freguesia.

O aniversário da Fajã da Ovelha coincide com a celebração de São Lourenço, primeiro templo religioso da freguesia e padroeiro da capela com o mesmo nome.

A acrescentar a tudo isto, sustentou Gabriel Neto, "temos os emigrantes, que fazemos questão de estar presentes na festa".